domingo, 17 de janeiro de 2010

Novo exame da OAB será nacional, afirma organização


Ivan Richard
Da Agência Brasil

Alvo de constantes críticas devido aos altos índices de reprovação e denúncias de fraude, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) anunciou neste domingo (17) que, a partir de agora, o seu exame jurídico, para aqueles que querem atuar na profissão, será realizado de forma nacional. A prova da OAB será a mesma nas 27 seccionais da ordem no país.

O presidente Nacional OAB, Cezar Britto, comemorou a mudança, uma promessa de sua gestão. Por meio de nota, Britto afirmou que a mudança tornará o exame da OAB mais eficaz. No formato atual, os índices de reprovação do exame variam entre 60% e 70%.

"Hoje é um dia histórico porque nasce o mais abalizado instrumento de análise, controle e fiscalização dos cursos de direito no país. A OAB, o MEC (Ministério da Educação) e a sociedade terão agora um instrumento eficaz para combater a ganância e a mercantilização do ensino jurídico", disse o presidente da OAB, em nota.

___________________________________________________________________________________

O Exame da Ordem é uma forma eficaz de selecionar os milhares de estudantes de Direito provenientes das mais diversas faculdades do país, mas só uma coisa me incomoda profundamente: porque só os acadêmicos de Direito passarem por esse tipo de seleção? Nós vemos todos os dias pessoas morrendo por total imperícia médica, construções ruindo e matando inúmeras pessoas por causa da negligência e imperícia de engenheiros e tantos outros efeitos advindos de má formação acadêmica proporcionada por faculdades que nem deveriam existir a alunos que nem deveriam assim ser chamados. Mais um crítica: e a reciclagem desses advogados aprovados na OAB e que anos depois se mostram totalmente desatualizados, mas continuam no mercado, atrapalhando a vida de gente de bem?
Mas no Brasil é assim: passou na OAB (nem que seja por sorte)é advogado. Vai entender...

Nenhum comentário: