terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Agora, a minha opinião...


Não há dúvida de que a taxa de analfabetos caiu bastante nos últimos anos no Brasil, mas não se pode dizer que o Brasil avançou em termos de educação. Há um crescente aumento no número de universidades e escolas públicas, as intenções parecem ser as melhores, mas, na minha opinião, o velho jeitinho brasileiro ainda impera e prejudica o desenvolvimento do país. Os professores, que nem sempre são mal pagos, não apresentam o menor interesse na educação de seus alunos, "jogam" o conteúdo e quem quiser que "se vire" por conta própria, o que, por outro lado é muitíssimo raro, já que o brasileiro não é educado pra dar importância à educação (ainda mais sem incentivo da escola, dos pais e da sociedade, fica quase impossível um a criança ou jovem querer estudar de verdade).
O que prevalesce em muitos lugares - se não em todo o país - é uma política de "maquiagem" quanto à educação, já que péssimos alunos são aprovados ano após ano, por que muitas das vezes, entre outros motivos, o governo (municipal, estadual ou federal) não quer gastar mais do que o mínimo necessário mantendo o aluno mais um ano na escola e os professores preferem passar o aluno para não ter que "aturá-lo" de novo no ano seguinte.
Conheço alunos que saem da escola a ridicularizando porque passou de ano sem estudar ou com uma montanha de faltas, o que é uma vergonha não apenas para o digníssimo aluno, mas principalmente para a escola e para o país.
É por essas e outras que o país da "maquiagem" ainda insiste em ações como a sistema de cotas, que ao meu ver não é a solução para a educação brasileira.
O Brasil tem que aprender que todo o problema é a base que não foi feita. Estranho que no país do futebol ainda não tenham aprendido que estrela não ganha jogo sozinho de um dia para o outro, tem que ter um tempo de treinamento e preparação...

Nenhum comentário: