terça-feira, 21 de outubro de 2008

NASCER DE NOVO

Jesus disse certa vez a Nicodemos (fariseu e homem importante em Israel) que só entrará no Reino dos Céus aquele que nascer de novo. Primeiro, importa saber o que significa entrar no Reino dos Céus: o Céu não é apenas um prêmio ou um bom lugar para se viver, estar no Céu significar estar onde Deus está e ter com Ele uma profunda comunhão, só entra lá quem tem uma íntima comunhão com Deus a tal ponto de ser recebido em Sua habitação. Entrar no Céu é ter a melhor oportunidade: encontrar com Deus pessoalmente.Então, o novo nascimento é condição fundamental para gozar dessa comunhão com Deus. Mas o que significa o Novo Nascimento?Jesus continua falando com Nicodemos e diz que esse nascimento deve se dar pela água e pelo Espírito. O nascer da água faz alusão ao batismo que João realizava e ainda é realizado hoje: o Batismo nas Águas, onde o batizante é imerso nas águas e levantado em seguida, esse ato simbólico fala de uma morte para o pecado e um renascimento para Deus.O nascimento do Espírito fala das transformações feitas no interior do homem pelo Espírito Santo de Deus, que trabalha no homem de modo a restaurar a semelhança que o mesmo tinha quanto a Deus antes do pecado, pois o pecado age de modo a nos separar de Deus e desfazer o que tínhamos de parecido com Deus, o pecado nos corrompe, ele tirou o que tínhamos de melhor. Mas o Espírito Santo está pronto a nos reaproximar de Deus. Pois através de Jesus e de sua morte que nos proporcionou perdão nós temos livre acesso a Deus e o Espírito Santo é quem nos transforma e ensina como devemos adorar a Deus e agradá-lo.Em resumo a condição para termos comunhão com Deus e alcançarmos o Céu é morrer para o pecado, viver para Deus e permitir que o Espírito Santo nos molde a ponto de o Senhor se agradar de nós e querer que estejamos sempre perto dele.


A história da humanidade é marcada por altos e baixos, momentos e acontecimentos dos mais variados. Essa história começa com a criação do homem, a Bíblia deixa claro que Deus criou o homem para a Sua glória: "a todos os que são chamados pelo meu nome, e os criei para minha glória; eu os formei, sim, eu os fiz "Isaías 43,7. Mas a queda do homem diante do pecado fez separação entre criatura e criador ("mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça."). Adão é o símbolo da quebra da aliança entre o homem e Deus. A corrupção de toda uma raça criada para adorar a Deus. O pecado de Adão se perpetuou nas gerações seguintes e chegou até nós e é o pecado que nos separa de Deus. A Bíblia relata que Deus visitava diariamente Adão no Éden, mas após a queda iniciou-se a separação, o distanciamento, porque Deus ama o pecador, mas aborrece o pecado.

Mas Deus não desistiu do homem, Ele começou a levantar pessoas para atentar à suas palavras e comunicá-la aos outros. Mas todos tiveram suas falhas, afinal todos os homens pecaram -Romanos 3,26.

E por fim, como a consumação do plano de salvação de Deus, Ele enviou Seu Filho, gerado dEle mesmo e capaz de renunciar ao Céu por algum tempo em prol da salvação da humanidade. Agora o segundo Adão, vindo de Deus e começo de uma nova linhagem (sem herança pecaminosa) entrega a Sua vida por um novo começo para toda a humanidade. A humanidade corrompida já não tinha mais chances, mas Jesus dá-nos a oportunidade de começar de novo, apagar a história de Adão e escrever uma nova história de comunhão com Deus e vida eterna. A dívida que tínhamos com a morte, com Satanás e com o pecado foi paga por Jesus, dívida com preço de sangue inocente e santo, dívida que nós jamais poderíamos pagar. O pecado agora esta vencido e a prisão que ele provocava foi aberta. Jesus nos libertou, nos remiu.

Eu convido a você que está lendo essa mensagem a meditar sobre a sua vida e saber se você é ou não livre verdadeiramente. Não falo de libertinagem, falo da verdadeira liberdade, que não é somente fazer o que se deseja, mas que é ser livre para ser feliz, e encontrar o que seu coração realmente busca; é ausência de opressão. Olhe para dentro de você e tente descobrir se você realmente está livre de opressão. Jesus comprou a tua liberdade, não aceite mais a prisão. Você não precisa. Você pode ser livre. Peça para o Senhor restaurar e renovar a tua vida nesse momento.

Jesus te ama!!!

Nenhum comentário: