quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Evangelho social é “Marxismo em roupas Cristãs”, diz o Pastor Rick Warren


O pastor Rick Warren, autor de sucesso e activista social, descreveu o evangelho social que é apoiado por muitas das principais igrejas como “Marxismo em roupas Cristãs.”
“Nós não precisamos de nos importar com a redenção, a cruz, o arrependimento. Tudo o que precisamos de fazer é recuperar as estruturas sociais da sociedade, e se fizermos melhor essas estruturas sociais o mundo tornar-se-á num lugar melhor,” explicou Warren descrevendo as crenças que estão por detrás daqueles que defendem o “evangelho social,” na sua entrevista com a Beliefnet.com, publicada na Segunda-feira.
“Realmente, em muitos aspectos, era apenas Marxismo em roupa Cristã,” criticou ele. “Estava em voga nessa altura, que se redimíssemos a sociedade, então o homem iria automaticamente melhorar. Não tratava do coração.”
Warren, reconhecido como um dos Cristãos mais socialmente activos do mundo, não conteve as suas críticas àqueles que se dizem Cristãos, mas procuraram tornar o mundo um lugar melhor, incidindo sobre o corpo - as questões da pobreza, da doença, a justiça social e racial - e não a alma.
Mas ele também discordou com os seus homólogos – Cristãos que ignoram completamente o corpo e apenas cuidam da alma e da moralidade pessoal.
“Quem está certo? Bem, na minha opinião eles estão ambos certos,” concluiu Warren. “Parte do meu desejo enquanto líder é trazer de volta essas duas asas juntas. Acho que precisamos de ambas.
“Eu acho que é muito claro que Jesus cuidou não só do corpo mas também da alma. Ele preocupou-se não só com questões pessoais mas também sociais e acho que elas são ambas importantes, mas tem havido esta separação.”
Historicamente, os evangélicos foram líderes no que diz respeito a mudar a sociedade, salientou Warren. Os evangélicos estiveram na linha da frente na abolição da escravatura, com pastores liderando esse movimento. Foram também os evangélicos que estiveram na vanguarda reclamando o direito de voto das mulheres e protestando contra leis laborais infantis.
“Esse é o meu trabalho. Tenho de reavivar o que eu chamo de Evangelicalismo do século XIX,” disse Warren, notando que o Protestantismo se dividiu no século XX com os principais grupos Protestantes do lado do evangelho social, e evangélicos e fundamentalistas enfatizando a moralidade e a salvação.
O pastor evangélico realçou que os principais grupos têm “morrido,” lembrando que as principais denominações têm estado em declínio há 40 anos, enquanto os carismáticos e os evangélicos têm continuado a crescer.
“Há mais Muçulmanos na América do que Episcopalianos,” destacou Warren. “Há menos de 2 milhões deles (Episcopalianos).”
Para além do evangelho social, a entrevista de Warren com a Beliefnet também abrangeu temas como as opiniões negativas em relação ao Cristianismo, os problemas humanos e o plano de Deus, o casamento homossexual e o divórcio, e a política da administração Bush sobre tortura.


Fonte: Christian Today Portugal


http://noticias.gospelmais.com.br/


Nenhum comentário: