quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Incertezas

Na verdade, tudo que a gente nunca vai ter na vida é certeza do futuro. Nunca vamos conseguir ter a certeza de que relacionamentos vão ser pra sempre, nunca vamos conseguir saber qual o próximo capítulo da história até estarmos nele. 
O máximo que a gente pode ter é fé... fé na vida, fé nas pessoas, fé em Deus. Pessoas amadas poderão nos decepcionar, projetos podem não sair como imaginamos, sonhos podem não se realizar, amores podem acabar de uma maneira que nunca tivemos coragem de imaginar. Mas tenho pra mim que apesar de todas essas possibilidades, sempre vai valer a pena amar as pessoas, sonhar e se entregar aos nossos sentimentos.
A vida se tornará um livro tenebroso se ficarmos imaginando as possibilidades negativas e um fardo se não tivermos a capacidade de nos permitir arriscar.
De certa forma a vida é como uma plantação: você prepara a semente, planta, rega, cuida, mas nunca vai ter a plena certeza de como será a colheita. Algo, como uma seca terrível, pode acontecer e frustar seu projeto. É, na vida coisas terríveis podem acontecer. Mas lembre-se: você não pode deixar que o medo de perder lhe impeça de jogar. A seca pode até destruir a plantação, mas não pode afetar completamente o dono dela (a não ser que ele permita). E pense comigo: pode sim acontecer uma seca e destruir a plantação, mas sempre haverá a possibilidade (bem maior, inclusive) de dar tudo certo, e no tempo da colheita você desfrutar de belos frutos. Se for uma plantação de milho, por exemplo, se prepare para comer milho assado, milho cozido, pamonha, canjica, angu... enfim, se prepare para aproveitar os frutos da sua coragem de arriscar.
Pode até ser que você sobre enormes perdas no próximo capítulo, mas talvez dê tudo certo, e você poderá usufruir das pessoas amadas, dos projetos, de sonhos realizados e de uma grande realização no amor. E ai, será que vale a pena desistir de viver, por medo do que será escrito na próxima página?

A gente nunca vai conseguir saber antecipadamente o que a vida nos reserva no próximo capítulo, tudo o que podemos fazer é ter esperança de que belas linhas foram escritas e fazer com que cada capítulo seja totalmente aproveitado e vivido!

Nenhum comentário: