segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

"A Palavra de Deus é importante demais para ficar ao longo do caminho"


“Ali ensinávamos a Palavra e, por não tê-la na língua local, cada crente memorizava alguns versículos bíblicos para reproduzi-los para seu grupo ao voltar para casa. Uma mulher, Aadjo, vinha de Kadjokorá, uma das aldeias mais distantes que distava quatro dias de caminhada. Permaneceu conosco naquele fim de semana aprendendo a Palavra e memorizou, juntamente com os outros crentes, 13 versículos. Após o final de semana ela retornou para sua casa. Seriam quatro dias de viagem. Porém, após dois dias ela esqueceu-se de um dos versículos bíblicos. Decidiu então regressar imediatamente para nossa aldeia e tal foi nossa surpresa ao vê-la chegando. Ao narrar o motivo que a trouxe ela afirmou que ‘a Palavra de Deus é importante demais para ficar ao longo do caminho’. Rememorizou o versículo que esquecera, descansou aquela noite e se pôs a caminhar, por mais quatro dias, para chegar à sua aldeia.”
Esse trecho foi retirado de um artigo do missionário Ronaldo Lidório, onde ele conta uma de suas experiências na África (Os Konkombas e o processo de contextualização da mensagem bíblica).
Eu li e esse trecho me saltou aos olhos e queimou meu coração. Eu pensei em como somos negligentes com a Palavra e com Deus, a tantas pessoas que dariam suas vidas para ler apenas um versículo da Bíblia e nós, muitas vezes, a vemos como um livro qualquer.
Sem demagogias, e enfrentando certa resistência interior eu digo que me envergonho quando vejo e escuto testemunhos de pessoas que enfrentam filas enormes, esperando por dias para ler apenas um versículo da Bíblia; quando leio testemunhos de pessoas que andam dias porque a Palavra de Deus não pode se perder pelo caminho; quando sei que milhares de cristãos não tem sequer uma Bíblia e quando imagino quantos já não foram presos por “traficá-la” ou simplesmente possuí-la. Eu me envergonho porque tenho mais de uma Bíblia e não é todo dia que a leio; porque muitas vezes a carrego sem compreender, de fato, sua importância; porque quando a guardo em minha estante não lembro quanto sangue foi derramado para que ela chegasse até mim; porque, às vezes, quando a leio esqueço quem a escreveu e esqueço de como ela em minhas mãos é uma das maiores provas do amor e cuidado de um Deus que se importou comigo à ponto de escrever um diário para me mostrar como ao longo de toda a história Ele trabalhou por mim.
"Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim." (João 5:39)

Timaretha de Oliveira
01 de Fevereiro de 2010 - Cedro, Ceará.

Nenhum comentário: